quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Informação na ponta dos dedos

Read this post in English HERE 

Estava eu, em casa, assistindo a semifinal da liberdadores e decidi que queria saber o resultado do último confronto entre São Paulo e Inter. Peguei meu iPod (no qual digito este post) e obtive a informação que eu buscava em segundos.

Conclusão: as informações não devem apesar existir, devem também estar disponíveis e acessíveis para toda e qualquer pessoa que precise daquele dado ou informação.

Esse é um erro comum em soluções de informática de um modo geral: nós, que temos formação técnica, tendemos a criar soluções que primam questões técnicas e conceituais. Porém tendemos também, a esquecer de um tema bastante em moda: usabilidade.

Possuir dados, informação ou indicadores disponíveis para acesso às pessoas devidas não é o bastante. A acessibilidade tem que ser fácil, eficiente e, por que não, sexy.

A informação tem que estar disponível na ponta dos dedos SIM, mas a informação tem que ser correta, confiável e segura.

Grande abraço,
____________
Eduardo Rodrigues é profissional de Business Intelligence há 8 anos, já atuou como cliente, empreendedor, palestrante, consultor, arquiteto de soluções e gerente de projetos. Casado, pai de dois filhos é ainda autor de um livro de poesias chamado “Poemas de Botequim”. Perfil no LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigueseduardo. Siga-o no Twitter: https://twitter.com/edur0dr1gue5

Nenhum comentário:

Postar um comentário