quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 1

É fato que quando um cliente pergunta qual a ferramenta de planejamento da SAP, a maioria dos consultores - mesmo os experientes - não ficam exatamente confortáveis em responder a pergunta. O motivo? Simples: existem PELO MENOS 3 ferramentas de planejamento da SAP no mercado neste momento.

Por esse motivo, resolvi montar um guia rápido para que você possa responder a essa pergunta sem traumas. Neste primeiro artigo, vou descrever quais são as ferramentas de planejamento e algumas de suas características e no próximo artigo, vou dar minha opinião de QUANDO usar O QUE: Espero que gostem e deixem comentários:

  • BPS, Business Planning and Simulation. Esse pode ser considerado a avó das ferramentas de planejamento da SAP. Brincadeira a parte essa ferramenta, já fora de manutenção, tem uma base instalada respeitável (mesmo em grandes clientes), mas basicamente está fora da concorrência em novos projetos apesar de ser entregue de graça ainda na versão 7.x do BW. Minha recomendação pessoal, esqueçam que isso existe :-)
  • SAP IP, SAP Integrated Planning. Essa ferramenta é um senhor já maduro, mas com plena força que, mesmo sendo competitivo, parrudo e indicado para alguns nichos, já da sinais da passagem do tempo e vê concorrentes mais novos e bem apresentados ganhando terreno. Na minha humilde opinião, o SAP IP é simplesmente a melhor ferramenta de planejamento já lançada pela SAP. É robusto, 110% integrado, permite configurações profissionais (utilizando-se de ABAP OO - orientado a objetos). O SAP IP não está apenas na lista de produtos em manutenção, mas ainda recebe melhorias. A promessa é que na versão 7.3 uma nova interface de desenvolvimento (completamente em ABAP) vai ser incorporada. O SAP IP também é recomendado para tratar grandes volumes de dados e em nichos de mercado específico, como varejo.
    • SAP MAP - Merchandise Assortment Planning. O nome é complicado, mas a coisa é bem simples. O MAP é o IP com roupa de batalha que inclui funções específicas para o planejamento da vertical varejista.
  • SAP BO PC, Business Objects Planning and Consolidation (antigamente conhecido como BPC, Business Planning and Consolidation). Essa é a ferramente da SAP com seus vinte e poucos anos. Potente e bonita, mas deixa a desejar em quesitos importantes como: integração com datawarehouse (mesmo que seja um BW), transporte entre ambientes (DEV, QA e PROD) além de romper com conceitos primordiais da SAP como a forma como o master data é alterado (no BO PC, dados mestres podem ser alterados diretamente na aplicação de planejamento sem nenhuma relação com a fonte de dados). Por outro lado a integração com MS-Excel é maravilhosa e o poder que fica na mão do usuário-chave é incomparável.
Grande abraço,

Págian 1 - 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário