quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 2

Como prometi na semana passada no artigo Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 1 aqui está um guia rápido de quando escolher cada uma das ferramentas disponíveis no mercado SAP HOJE baseado na minha experiência. Fique a vontade para discordar nos comentários:

  • SAP BPS, Business Planning and Simulation. Como regra geral, não use essa ferramenta. Apesar de muito estável e bastante flexível, essa tecnologia não tem mais futuro e não será mais desenvolvida. Ou seja, não é uma boa opção quando pensamos em futuro APESAR de algumas empresas ainda usarem;
  • SAP IP, Integrates Planning. Se você precisa de uma solução integrada, estável, orientada a processo centralizado, integração de master data e retração, ou se você possui um número grande de usuários espalhados pelo mundo (como eu já tive um projeto com 2.500 usuários de planejamento espalhados por mais de 60 países), essa é a sua ferramenta. O problema aqui, como todo mundo sabe é a flexibilidade: toda mudança no processo de planejamento TEM que ser gerenciada e implementada pela equipe de TI.
    • SAP MAP, Merchandise Assortment Planning. Tudo que eu escrevi para o SAP IP ainda é válido e se torna indiscutível quando numa empresa de varejo (porque soma o grande volume de dados transacionais e dados mestres) além de funções específicas trazidas por esse add-on.
  • BO PC, Business Objects Planning and Consolidation. Ferramenta perfeita para quem não precisa de integração com o SAP BW, para quem usa outro DW que não seja da SAP, para quem não tem DW, para equipes de planejamento que sejam pequenas, com perfil técnico/analista e, preferencialmente, estejam em um lugar geográfico. Eu tenho que assumir: não tem nada que se adapte ao processo do cliente mais rápido e que crie menos dependências com a equipe de TI.
Espero ter ajudado ou pelo menos começado uma discussão.

Grande abraço,

Página 1 - 2

2 comentários:

  1. Realmente a parte de planejamento da SAP está um salada de frutas. Gostaria de fazer algumas ressalvas:

    BPS => Apesar de ser o avô do planejamento, essa ferramenta está presente em muitos ambientes corporativos e não será abandonada facilmente.
    Pontos fortes:
    > Totalmente integrada ao BW;
    > Apenas duas transações para operá-la;
    > Tempo de leitura e escrita muito rápido;
    > Consegue processar grande volume de dados(Se o cubo for Account-Model)
    Pontos fracos:
    > Precisa de muito ABAP para criar variáveis e controlar bloqueio;
    > A WIB é pobre de elementos GUI;
    > É muito complicado customizar CSS / Javascript ou coisas do tipo nas WIBs, por se tratar de uma BSP;
    > As pastas de planejamentos são horríveis para o usuário. Por conta disso, realiza-se um desenvolvimento ABAP monstruoso para criar cockpits com botões de execução;
    > Layout de Planejamento muito engessado. Só dá para fazer o básico.

    Na minha opnião, o BPS é uma ótima ferramenta para processamento de cálculos e péssima para interação com o usuário.

    Bi-IP => Segunda geração das ferramentas de planejamento. Muito melhor que o BPS pois faz tudo que o BPS faz em termos de cálculo e é excelente na parte visual. O único problema do IP é que por ser criado e executado em ambiente WEB, pode vir a sofrer com gargalos do servidor web da empresa. Mas em termos de visual, melhor "layout de planejamento" não existe. Criado em cima de queries do BW, o desenvolvedor consegue ter N possibilidades para criar uma aplicação inteligente usando os recursos OLAP e que agrade o cliente pois a apresentação é feita em cima de WEB Template

    BPC-C e BPC-P => Aproveitando a frase dita no tópico: "Ferramenta perfeita para quem não precisa de integração com o SAP BW..." Concordo 100% com essa frase MAS, não é assim que o BPC está sendo vendido. Está sendo vendido como uma ferramenta 100% integrada ao BW e que faz tudo que o usuário de finanças deseja pois roda em cima do Excel. Aí que mora o problema: Essa ferramenta tem mais erros que acertos, tem MUITAS deficiências tanto para operar e quanto para desenvolver. Quem desenvolve têm que realizar verdadeiros milagres(gambiarras) para que essa ferramenta funcione. A parte do consolidation é muito pior do que a de planning. Não é a toa que a SAP está lançando uma ferramenta nova só para consolidação.

    Se eu fosse empresário não implementaria o BPC só porque virou moda. Preferiria gastar dinheiro em algo que funcionasse e que não tivesse custos extras com licença e manutenção.

    ResponderExcluir
  2. Anõnimo, bom dia.

    Pena que você não deixou seu nome, seus comentários foram bastante interessantes. Eu tenho pequenos comentários apesar de concordar com 95% das suas opiniões.

    BPS --> é possível fazer uma boa interface com o usuário final contanto que o usuário final não veja a BPS0. Eu tenho uma ótima experiência usando MS-Excel Web Embebed (não disponível no SAP IP) com ótima aceitação pelos usuários.

    IP --> na versão BW 7.3 (que será lançada ano que vem) será possível customizar o IP direto no SAPGUI (sem precisar fazê-lo pelo Browser).

    O BPC... bom é o BPC :-)

    ResponderExcluir