quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Algumas empresas no mercado estão procurando você

Eu não preciso escrever isso para que os consultores SAP saibam: a demanda por profissionais SAP começou em forte alta esse ano. A expectativa já existia no fim do ano passado, quando a própria SAP disse em artigo no TI INSIDE de dezembro que planejava aumentar o número de consultores. Leia o artigo na íntegra aqui.

Também já falamos aqui mesmo no Brasil Intelligence sobre o perfil dos profissionais SAP - que ainda é um de nossos artigos mais acessados. Mas 3 perguntas ainda estão no ar:

  1. onde estão essas vagas?
  2. quais requisitos estão sendo pedidos?
  3. quais empresas andam contratando?
Como eu não tenho a menor vocação para oráculo, tenho que me basear nos dados que tenho à disposição. Além do site, sou moderador do grupo BW_BR que existe desde agosto de 2004 e conta com 1.131 associados (no dia em que escrevo este artigo). Aproveito e convido a todos para fazer parte do grupo mandando um email para: bw_br-owner@yahoogrupos.com.br. O grupo conta com uma média de mais de 80 mensagens todos os meses (mesmo sendo um grupo moderado) e é nele que me baseio para passar as informações deste artigo:

1) onde estão a maioria das vagas?
Nenhuma grande surpresa, a maioria absoluta das vagas está no Sul e Sudeste do país e BH. O que chamou minha atenção é que São Paulo não é a maior fonte de vagas no momento, contrariando minha expectativas.

2) quais requisitos estão sendo pedidos?
Aqui uma grande decepção para mim. Aparentemente, no grupo, a maioria das vagas parece ser de BodyShop e os recrutadores teimam em mandar vagas apenas com o título e a solicitação de disponibilidade e valor/hora. Conclusão pessoal? A demanda por vagas está tão grande que obter o profissional desejado é MUITO BOM. E as qualificações específicas ficam em segundo plano.

3) quais empresas andam contratando?
Pelo menos na minha amostragem NETPARTNERS, SOFTTEK e SONDA PROCWORK (empresas listadas em ordem alfabetica) são as campeãs de publicação de oportunidades.

CONCLUSÃO:
  • se você é um consultor SAP, estamos vivendo um momento de abundância já desde o último trimestre de 2010, aproveite enquanto esse ciclo durar.
  • se você está entrando no mercado, é um ótimo momento para crescer dentro da área.
  • se você está buscando profissionais, boa sorte. É cada vez mais difícil encontrar profissionais experientes e que estejam disponíveis.
Grande abraço,

4 comentários:

  1. Artigo fraco, as consultorias que você comentou so estão contratando na maioria Junior para treinamento, elas não estão querendo pagar o valor de experiência e conhecimento ou seja Sênior....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Anônimo, tudo bem?

    Muito obrigado pela crítica, bem interessante seu ponto de vista. Sinta-se a vontade para criticar sempre que os posts não estiverem de acordo com suas expectativas.

    Eu admito que o artigo foi uma provocação. Uma tentativa de cutucar o pessoal para ver como os profissionais de BI se sentem diante da atitude de ALGUMAS consultorias. Mas eu discordo que essas vagas sejam apenas para juniores. Tem muita consultoria - algumas grandes e renomadas - contratando mesmo seniores nesses moldes.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o pré requisito... Para atuar com BI
    Me interesso mt pela parte de BI, porém atuo com sap na parte de logística...

    ResponderExcluir
  4. Ralf, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário.

    Na verdade essa é uma ótima pergunta e eu acho que vou escrever um artigo a respeito, então fique ligado em mais detalhes.

    Rapidamente falando, acho que os pré-requisitos são bem parecidos com os demais funcionais:
    - tem que conhecer as ferramentas disponíveis: o BW (incluindo modelagem, ETC, relatórios e mining), as ferramentas de BO (Administração, WEBI, Cristal Reports, BO Analisis, BO Explorer, Criação de universos), planejamento: IP, BPC e mesmo BPS ajuda
    - conhecer ABAP sempre é um bom diferencial
    - conhecer um pouco de negócio ajuda MUITO
    - conhecer conceito de BI (o que medir, como medir, como mostrar o que se mede)

    Vou me concentrar um pouco nisso e publico um artigo com uma visão mais ampla e espero que nossos leitores se animem e também postem suas opiniões.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir