quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Como definir e calcular suas métricas - Parte 2

Em primeio lugar: FELIZ ANO NOVO, muitas felicidades, muita saúde, paz e amor. Vamos aos fogos:

Bom, passada a euforia das festas, no meu primeiro artigo de 2011, quero dar continuidade ao artigo: Como definir e calcular suas métricas - Parte 1. Naquele artigo definimos o que são métricas para novatos e para refrescar a memória de pessoas mais experientes. Agora eu quero dar um exemplo real, ainda sob a influência das festas, de como escolher a melhor métrica ou indicador para uma situação específica.

Bom, eu acho que não sou a única pessoa por aqui preocupada com o peso, né? Ainda mais nessas épocas festivas onde tendemos a comer demais e a nos exercitar de menos. Se alguém perguntar como monitorar o ganho de peso, a resposta mais espontânea seria: medindo o peso numa balança. Certo?

Aí está a beleza de um indicador: DEPENDE. E por que depende? Simples: o peso é uma medida relativa e não pode ser tomada como verdade absoluta. Quer um exemplo? Quando saímos do sedentarismo para atividades físicas regulares, ganhamos massa muscular que é mais pesada que a gordura.

Outro exemplo? O Mike Tyson tinha aproximadamente 1,72m de altura e pesava fácil mais de 100Kg no auge de sua forma física. O Homem de ferro era gordo? Não. E o pior, esse é um ótimo exemplo para mostrar que outro indicador também não nos ajuda muito em casos específicos. Mesmo considerando o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice leva em consideração a proporcionalidade entre peso e altura (baseado na lógica de que uma pessoa com 1,5om de altura não deveria pesar 100 Kg) e é muito útil para analisar populações. Mas no caso do Mike o índice seria de mais de 40 (assumindo que ele pesava uns 120 Kg e media 1,72m).

O índice acima de 40 é considerado obsidade morbida. Olha a foto do gordinho ai:

O que eu quero dizer com isso? Que qualquer índice pode ser questionado? Não, mas que dificilmente você encontrará um índice ou métrica - mesmo que para um assunto que parece simples - que seja a resposta definitiva para todas as suas dúvidas.

Qual a solução para acompanhar seu peso? Bom, eu não sou nutricionista, mas eu levo em consideração algumas coisas:
  1. o meu peso
  2. meu IMC
  3. minha circunferência abdominal (é onde a maior parte da gordura se acumla causando risco aumentado de diversas doença,s além de esteticamente ser importante)
  4. o espelho (como índice não objetivo)
Usando os 4 critérios acima eu consigo ter uma visão mais ampla, abrangente e objetiva (com os 3 primeiros índices) e calibrar com a minha interpretação subjetiva da situação, o espelho.

Espero que esse texto tenha ajudado os novatos e talvez algumas pessoas com mais tempo de estrada.

Grande abraço,

Páginas 1 - 2 - 3

Um comentário:

  1. Meeeu Deus... de onde você tirou essas medidas do Mike Tyson???
    Olha só:
    Nome: Michael Gerald Tyson
    Data de Nascimento: 30/06/1966
    Peso: 99,8 kg
    Altura: 1,81 m.
    Concordo com você a respeito de cálculos de IMC que se faz pela internet, apenas introduzindo o peso e a altura, dessa forma não se obtém o IMC correto!
    Numa avaliação física além do peso e da altura se mede as partes do corpo para analisar a simetria e também é registrado a medida do tecido adiposo (parte da pele que acumula gordura) de varias partes do corpo para obter a taxa de gordura.
    Abraço.

    ResponderExcluir