quinta-feira, 17 de março de 2011

Business Intelligence como canal de comunicação

Eu não sei se isso é óbvio para todos vocês, mas eu só consolidei esse entendimento consciente nas últimas semanas: Business Intelligence pode ser usado como um forte e eficiente canal de comunicação. Acho que já tocamos neste assunto quando falamos do poder da visualização de dados: Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Nas últimas semanas alguns colegas fizeram um trabalho extremamente detalhado de inventário de quase 3000 programas em um cliente. O resultado foi uma planilha eletrônica com quase 3000 linhas e várias dezenas de colunas. Eu fiquei encarregado da gestão do trabalho e portanto tive a oportunidade de analisar o resultado deste inventário antes de comunicar ao nosso cliente os resultados. Eu tinha certeza ABSOLUTA que meu time tinha feito um ótimo trabalho, mas tinha um problema: como comunicar isto aos gestores responsáveis no cliente?

Era evidente que os gestores responsáveis no cliente não estavam interessados "nos detalhes", mas nos resultados da análise detalhada. Nossa solução foi simples: no mesmo arquivo onde tinhamos a análise detalhada, criamos outras 3 planilhas:
  1. Dashboard - criamos uma planilha com 8 gráficos que mostravam o resultado geral do trabalho. Para mencionar alguns indicadores: distribuição de programas por área, ditribuição de programas por desenvoldor, complexidade dos programas etc.,
  2. Uma planilha com uma tabela dinâmica para possibilitar a criação de outras análises não previstas durante a reunião com o cliente,
  3. Uma planilha com um gráfico dinânimo, também para possibilitar a análise ad hoc durante a reunião com o cliente.
O resultado? A reunião com o cliente foi um sucesso. Fomos capazes de usar conceitos e ferramental de BI como canal de comunicação de uma informação extremamente detalhada e técnica a um público interessado em informações sumarizadas e processadas, possibilitando a tomada de decisão baseada em FATOS.
Ou seja, com um pequenos esforço (umas 4 horas de trabalho) usamos o BI para seu fim último: suportar a tomada de decisões. Mais e mais acredito num artigo que escrevemos alguns meses atrás: É possível fazer BI com MS-Excel? A resposta é e sempre será SIM. Temos que encontrar a ferramenta adequada para o problema que se apresenta. No exemplo acima, usar qualquer ferramenta renomada de BI só traria complicações e atrasos na entrega para um problema PONTUAL. Para necessidades mais exigentes, complexas e periódicas, nossa solução com a planilha eletrônica seria um desastre.

E viva o discernimento, o bom senso e a capacidade de julgamento. Características bem humanas que eu ainda não encontrei em nenhuma ferramenta de BI.

Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário