quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os gráficos do seu sistema de BI são péssimos!!!

Se os seus clientes - sejam eles internos ou externos - não se deram conta disso ainda, aproveite, porque você ainda tem tempo. Não, não adianta falar que a nova ferramenta da empresa X (seja X: SAP, Oracle, IBM, MicroStrategy, Senior ou qualquer outra) é simplesmente fantástica, eu tenho certeza que ela é ruim (com todo o respeito aos meus amigos, colegas e parceiros nas empresas que vendem soluções de BI).

A essa altura você deve estar imaginando que eu fiquei louco. E fiquei mesmo depois de ver o vídeo abaixo:


Resumo rápido para quem não teve tempo de ver o vídeo ou não acompanhou o inglês: Anders Ynnerman está mostrando as novas possibilidades no que se refere a equipamentos de exame e diagnóstico.  Você lembra de receber seu resultado de exame em casa com valores do tipo:

Valor de referência: entre 1 e 2, seu valor: 1.45

Esse tempo está próximo do fim. Hoje, se o médico quer saber como anda a circulação de sangue no seu cérebro ele simplesmente scaneia seu cérebro e o fluxo sanguíneo e monta uma imagem em 3D do fluxo de sangue fluindo  (com o perdão da gracinha). Resultado: uma análise mais detalhada, um diagnóstico mais preciso e resultados mais efetivos.

Mas e dai? E dai que este pode ser o começo do fim dos nossos gráficos de pizza, linhas e barras. Para os otimistas que virão em ferramentas como Xcelsius (da gigante SAP) um deleite para os olhos, esperem até a próxima geração de análises gráficas em tempo real.

A professia: claro que eu não tenho bola de cristal e que não sou um dos grandes gurus que ditarão as tendências dos próximos 10 anos. Mas eu não consigo imaginar que minha linda filha, (hoje com 3 anos) acostumada a gráficos full HD em telas gigantes, desenhos que mais parecem filmes, vídeo games que a fazem interagir com movimenttos e voz sincronizados e dispositivos móveis como iPhones praticamente desde o berço vai se contentar em analisar o fluxo de caixa da empresa em um gráfico de linha, por mais bonita que a linha possa parecer.

"E como ela vai avaliar o fluxo de caixa" dirão alguns e outros declararão "mas essa é a forma mais eficiente de fazê-lo". A minha humilde resposta é uma só: eu não sei como vai ser, mas quem descobrir pode sim se tornar, nesse era tão colaborativa, o próximo guru de BI. Aliás, se você tiver alguma ideia, deixe um comentário.

Mais um que vale a pena ler sobre visualização de dados: Uma imagem vale mais do que mil palavras

Grande abraço,

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Senior BI: mais detalhes

Como prometemos em nosso artigo Mais uma ferramenta de BI no mercado: Senior BI, fomos atrás de mais informações sobre essa nova ferramenta de mercado. Temos que dizer que a equipe da Senior foi muito gentil em nos atender. Nos convidou para a palestra on-line, respondeu nossas perguntas, mandou endereços WEB com mais informações etc. Desde já, muito obrigado a todos que colaboraram direta ou indiretamente para este artigo.
Abaixo, a pequena entrevista que fizemos por e-mail. Espero que gostem:

[Brasil Intelligence] Em que tecnologia a ferramenta de BI da Senior Sistemas foi construída?
[Senior] O produto é composto por dois módulos, um para Administração (Senior BI Admin) que usa tecnologia Delphi e outro para Apresentação (Senior BI Analysis) que usa tecnologia Java.

[Brasil Intelligence] Qual a arquitetura da ferramenta de BI?
[Senior] Arquitetura de BI de primeira geração, onde temos momentos distintos para realizar a carga para dentro do Data Warehouse e em seguida isto fica disponível para as consultas na forma de visões gerenciais e gráficos. Os indicadores de performance (relógios) tanto podem usar dados do Data Warehouse, quanto acessar diretamente uma base de dados do sistema.

[Brasil Intelligence] Existem conectores disponíveis para os principais bancos de dados (Oracle, MS-SQL, etc.)?
[Senior] Sim, são homologados para Oracle e para o MS-SQL Server de forma nativa.

[Brasil Intelligence] Vocês podem nos enviar uma tela de exemplo da apresentação da ferramenta?
[Senior] Abaixo tela de um dashboard com gráfico, visão gerencial e indicadores de performance.


[Brasil Intelligence] Vocês podem nos enviar uma tela da interface de desenvolvimento?[Senior] Abaixo tela de Cadastro de Indicador de Performance.

[Brasil Intelligence] Existe algum tipo de integração ou facilitador para coletar dados dos principais ERPs de mercado (SAP, Oracle, TOTVS, JD Edwards)?[Senior] Usamos recursos de importação de dados via arquivo texto, no qual temos vários layouts disponíveis para otimizar esta coleta. A ferramenta possui facilidades para criação de layouts adicionais conforme necessidade do usuário.
[Brasil Intelligence] Existem aceleradores para implantação? Em caso positivo, para quais segmentos de indústria?[Senior] O produto é disponibilizado com cerca de 20 assuntos modelados contemplando em media 80 visões gerenciais, abrangendo vários processos de ERP, RH e Acesso. Após a carga inicial, estas 80 visões já podem ser utilizadas.
[Brasil Intelligence] Existe algum demo que os profissionais e empresas interessadas possam acessar?[Senior] É necessário entrar em contato pelo link http://www.senior.com.br/fale-conosco/ e preencher o formulário disponível.

Conclusão: bom, eu sei que vocês adorariam que eu dissesse: usem Senior BI, porque é maravilhoso ou então não usem, porque X, Y e Z. O fato é que a vida é mais complexa que isso. Por tudo o que vimos da ferramenta ela parece ser uma opção interessante, principalmente para empresas pequenas e médias e deve estar na lista de candidatos a solução coorporativa. Claro que, em ambientes que já são dominados por um certo fornecedor (no caso de algumas empresas gigantes pesadamente amarradas com soluções SAP), é muito mais fácil e eficiente usar soluções nativas como BW, BO etc.

Concorda? Discorda? Deixe um comentário.

Grande abraço,

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MicroStrategy: Bom, Bonito e Barato?

Eu sei, eu sei: não existe solução de IT perfeita, certo? Também sei que nossos clientes têm que entender que cada novo componente ou requerimento tem um impacto direto nos recursos do projeto, sejam eles financeiros, esforço ou qualidade. Já discutimos esse assunto aqui mesmo no BLOG no artigo Eu só quero um relatório simples que....

A pergunta é objetiva: como argumentar com um cliente ou usuário que lhe responde ao velho paradigma de qualquer projeto (o impacto do escopo em custo, tempo e qualidade) com uma afirmação como essa: A MicroStrategy - empresa consolidada no mercado - oferece uma solução de reporting que além de ser eficiente e bonita, também é GRATUITA.

(...)

Eu fiz o que qualquer pessoa no meu lugar faria: duvidei. E depois de alguns segundos de incredulidade eu fui ao site da MicroStrategy para conferir e descobri que em grande parte, meu cliente estava certo. Claro que a gigante MicroStrategy não disponibiliza TUDO de graça, mas a parte disponibilizada é respeitável. Abaixo a arquitetura da solução:

No desenho acima, tudo o que você vê em verde faz parte do pacote gratuito. A empresa joga aberto e coloca em seu site: tudo o que faz parte e o que não faz parte do pacote, incluindo os valores de possíveis upgrades, vale a pena conferir: aqui.

Se você quer ter um gostinho do que esse suite gratuito pode fazer por você, tem um vídeo bem legal (em inglês) que mostra algumas possibilidades:



Se você ainda não está satisfeito, baixe a versão de testes - também gratuita - e veja por você mesmo. Aliás, depois de testar, deixe seus comentários para que possamos conhecer sua opinião.

Pessoalmente eu não conhecia essa ferramenta e essa possibilidade, vou fazer alguns testes e depois posto aqui minha experiência.

Importante lembrar: esse post não é patrocinado nem pela MicroStrategy e nem por ninguém, então se eu não gostar do resultado dos meus testes, vocês saberão :-)

Grande abraço,

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mais informações sobre o Senior BI

A quem interessar possa, mais informações sobre o Senior BI sobre o qual comentamos aqui no BLOG no artigo da semana passada: Mais uma ferramenta de BI no mercado: Senior BI

Vai aí a dica, a Senior Sistemas disponibilizou no site um "treinamento" pela WEB gratuito na próxima sexta-feira, basta acessar o site e se cadastrar: http://www.senior.com.br/treinamentos/?tipo=SEW

Grande abraço,

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mais uma ferramenta de BI no mercado: Senior BI

Semana passada tomamos conhecimento do lançamento de uma nova ferramenta de BI no mercado nacional. Um sistema da Senior Sistemas.

Para uma apresentação rápida, vale a pena dar uma olhada no vídeo abaixo:



Como nós do Brasil Intelligence nunca estamos satisfeitos com essas informações mais corporativas, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Senior Sistemas e obtivemos um complemento a esse vídeo que pode ser encontrado aqui.

Você também pode conferir alguns conceitos e um desenho geral da arquitetura aqui.

Satisfeitos? Nós também NÃO. Por esse motivo ainda estamos em contato com a Senior Sistemas insistindo em mais informações técnicas. Assim que tivermos novidades postaremos por aqui. Comentários sobre o produto são muito bem-vindos.

Grande abraço,

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasil Intelligence: Resultados de Janeiro

Dando seguimento ao nosso compromisso firmado no artigo: Como definir e calcular suas métricas - Parte 3 (Final) abaixo os resultados referentes a Janeiro:

Acho que ainda é cedo para dizer alguma coisa sobre os resultados. Prefiro fazer uma análise mais detalhadas no fim do primeiro trimestre.

Grande abraço,